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REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°60 - OUTUBRO DE 2001

Consórcios

Consórcios Geram Potencial Exportador

Os consórcios de exportação, além de qualificar e gerar menor custo novos apontam novos mercados e formas inovadoras de encarar o comércio exterior.



Os consórcios de exportação funcionam como centros de prestação de serviços abrangentes e são programados para executarem as ações que as empresas gestoras determinarem. Elas estabelecem as prioridades e o formato do consórcio. O projeto funciona como ferramenta para empresas trabalharem nos seus negócios de forma associativa, visando ganho de escala, volume de negociação ou de diluição de custos. Uma opção viável para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas do setor.



A melhoria da competitividade é o alvo dos consórcios, que beneficiam principalmente as empresas com baixa escala de produção ou falta de condições financeiras para acessar determinados mercados. Proporcionam a promoção comercial a um grupo de empresas bem definido, que estaria passando pelas mesmas etapas de capacitação.



O consultor de engenharia da exportação Nicola Minervini indica o consórcio como forma de “crescer e não apenas vender”. Ele diz que o ato de exportar não está relacionado ao tamanho da empresa e sim à postura empresarial, agregação de valor, desenho e inovação. O consultor exemplifica a Itália, onde 75% das exportações são feitas por pequenas e médias empresas e cerca de 20% por consórcios.



Sobre a cultura exportadora, Minervini alerta que exportação não é um assunto da moda, questão de câmbio favorável ou mesmo saídas eventuais de crises. “Exportação é a escola da competitividade e se, no mundo globalizado, não somos competitivos não somos e ponto final”, enfatiza.



O gerente adjunto da Apex Hélio Mauro França diz que a participação dos empresários na condução dos consórcios é fundamental. “O sucesso do projeto depende do atendimento das expectativas das empresas participantes. Paralelo aos apoios institucionais, tecnológicos e de formação é a participação das empresas e dos empresários que dará maturidade para o consórcio funcionar adequadamente”, destaca. Assim, um consórcio, independente da entidade provedora, deve ser coerente, estruturado de acordo com a capacidade das empresas, a promoção comercial e ainda as necessidades de informação.

Um consórcio pode cuidar exclusivamente da promoção comercial ou da parte de capacitação gerencial e tecnológica. Pode ainda tratar da questão comercial, da venda de produtos e da compra de insumos. A adaptação ocorre de acordo com o perfil das empresas, dos produtos, dos mercados em que pretendem atuar e da participação dessas organizações. Tudo isso depende das características e das expectativas das associadas, pois são elas que definem os objetivos do consórcio.



O que é consórcio de exportação

Consórcio é a união de diversas empresas, muitas vezes concorrentes no mercado interno. No primeiro ano o projeto passa por um período de adaptação. Após formalizar a união, as empresas realizam um trabalho comum de capacitação e adequação gerencial que será a base para o sucesso.

A possibilidade de dividir custos e responsabilidades abre novas oportunidades às empresas e propicia o acesso ao mercado externo.

Como qualquer casamento, as empresas devem se compreenderem como parceiros e não como concorrentes. Nos objetivos comuns precisam estar preparadas para unificar suas idéias e se comprometerem com as ações do grupo.

O principal foco dos consórcios de exportação é a busca por prestação de serviço comum aos seus associados. São serviços como os de capacitação gerencial, produtiva e tecnológica. Por isso, os associados devem estar nivelados em termos de estrutura produtiva, porte e estágio de desenvolvimento.

Vantagens

A união das empresas permite a otimização dos esforços de produção e comercialização, possibilitando o aumento da competitividade, além de facilitar o atendimento a demandas de grande porte, inatingíveis para uma empresa isolada. O trabalho em conjunto permite que cada empresa se especialize em seus pontos fortes para alcançar a produção em escala necessária. O alcance de escala de produção é muito mais fácil reunindo o potencial de várias empresas.

A integração facilita também o acesso a créditos e financiamentos, a mercados, a fornecimento de matérias-primas e a novas tecnologias. A aquisição e utilização de equipamentos modernos, pode ser feita de forma coletiva pelo consórcio, onde são estabelecidas regras para uso comum. O mesmo ocorre com a contratação de profissionais especializados em comércio exterior, com as pesquisas de mercado, missões comerciais e todas as outras ferramentas e ações de promoção comercial internacional.

Tipos de consórcios

Promoção- Este consórcio pode ser constituído com foco de ação na promoção comercial dos produtos das empresas participantes, pois são elas que realizarão diretamente a exportação, caso típico do consórcio italiano. Mas esse modelo só é recomendável quando as empresas associadas dispõem de alguma capacidade autônoma de exportação.

Vendas – Neste caso, as empresas consorciadas não necessitam experiência de exportação ou estrutura para este tipo de comércio. As ações de comercialização são realizadas pela empresa comercial exportadora, que também é responsável por todos os serviços de capacitação técnica e produtiva, adequação de produtos e embalagens, tendo como foco a preparação das empresas para exportar.

Monossetoriais - Podem congregar empresas que reunam produtos formando uma única coleção. Ou ainda, os fabricantes podem reunir empresas fabricantes de produtos complementares.

Multissetoriais – Ao incluir empresas de outros segmentos da cadeia ou mesmo de setores diferenciados, os consórcios podem oferecer produtos com valor agregado.

Destino dos produtos – Empresas de um mesmo setor ou multissetoriais podem se reunir para trabalhar na prospecção de um determinado mercado, se dedicando à adequação dos produtos, às características daquele público consumidor específico, ou ainda se enquadrando às normas de comercialização de cada país ou região.

A Apex disponibiliza uma modelagem para as empresas de pequeno porte organizarem e dirigirem um consórcio de exportação, e a orientação de como elas podem obter o apoio financeiro para este novo produto. A agência financia as despesas referentes ao desenvolvimento das atividades das várias etapas do processo de formação. Estas, vão desde ações estratégicas maiores, de execução e coordenação, que correspondem à etapa da formação do consórcio, com a seleção das empresas, a constituição jurídica, até aquelas que objetivam a sua consolidação e fortalecimento.

De modo geral, o alcance dos objetivos de crescimento anuais de exportação e ampliação do universo das empresas exportadoras são o alvo dos consórcios. Mas, mesmo não conseguindo a concretização de negócios, logo no início, outros benefícios podem ser alcançados como:

Melhoria no design, qualidade, embalagem, processo produtivos

Redução de riscos e custos para cada uma das empresas

Incorporação de tecnologia e da ação de exportar no planejamento estratégico das empresas

Experiência com o mercado externo.